SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número59A Fundação Victor Civita e a rede de entidades públicas e privadas na educaçãoPedagogia social e educação social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

AMAR, Víctor. Por um diálogo com a fotografia digital ambiental desde a educação primária. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.59, e-23365.  Epub 18-Abr-2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n59id23365.

A fotografia digital é um recurso que se utiliza pouco na educação primária. A educação ambiental é um conteúdo que se explica de modo pontual no currículo. Quer dizer, vamos pro por o diálogo como primeira ferramenta pedagógica, aliás, da escuta ativa e sua vinculação à cultura slow, como a intenção de que o aluno e o professor possam tomar seu tempo para mirar e admirar, para realizar e compartilhar uma fotografia. E nossa proposta didática passa por ser feita com o celular e se continue com coloca-lhe voz à fotografia, fazer que ela se descreva. Mais sem esquecer que uma fotografia digital ambiental diz muito de quem fê-la, de sua sensibiidade, de sua proposta e de sua motivação. Em certo modo, inovar pode se interpretar na aula como um passo prévio à motivação. E a fotografia digital ambiental em educação primária vai dá-nos grandes lições magistrais.

Palavras-chave : Educação primária; Educação ambiental; Diálogo; Didática.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )