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Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

SOUSA, Alexsandra Felix de Lima  e  COSTA-MACIEL, Débora Amorim Gomes. Ensinar a ler: finalidades docentes no contexto da alfabetização. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.59, e-24442.  Epub 18-Abr-2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n59id24442.

Este artigo objetiva refletir a respeito das finalidades docentes para o ensino da leitura no primeiro ano do ciclo de alfabetização. A relevância de tal discussão está amparada no fato de que, mesmo em uma sociedade essencialmente grafocêntrica, a alfabetização – ensino da leitura e escrita – ainda representa um desafio para as redes de ensino do Brasil. Como opção metodológica, foi adotada uma abordagem qualitativa em que os dados foram coletados a partir de entrevista semiestruturada com quatro professoras alfabetizadoras atuantes em escolas da rede municipal do Recife. O aporte teórico está pautado nos estudos de Soares (1998, 2015, 2016); Lerner (2002); Cafiero (2005, 2010); Leal e Melo (2006), entre outros. A partir da imersão nos dados, foi observado que as docentes desenvolvem estratégias para o ensino da leitura em que as intenções primordiais consistem em favorecer aos (às) estudantes o estabelecimento de relações com os textos para aquisição de saberes escolares e extraescolares, além de proporcionarem uma formação leitora que contemple a dimensão do prazer no ato de ler.

Palavras-chave : Alfabetização; Ensino de leitura; Finalidades para ensino da leitura; Professoras alfabetizadoras.

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