SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue59Teaching to read: teachers' purposes in the context of literacyTeaching of Didactics in the bachelor's degree in pedagogy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo  and  OLIVEIRA, Larissa Maria da Costa Fernandes. Avaliação e expansão da Pós Graduação em Educação no Brasil e no Nordeste: assimetrias e desafios. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.59, e-24454.  Epub Apr 18, 2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n59id24454.

O artigo analisa as políticas implementadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes) e suas repercussões na expansão e na avaliação dos programas de pós-graduação em Educação no Brasil, com destaque para a região Nordeste. Parte-se do pressuposto de que as políticas adotadas assumem uma lógica de eficiência e produtividade que incentiva a competitividade entre os programas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou análise documental e elaboração de séries estatísticas baseadas em dados do Sistema de nformações Georefenciadas (Geocapes). O estudo evidencia que as políticas concebidas pela Capes propiciaram a expansão do sistema de pós-graduação, no que se refere tanto ao número de programas quanto ao número de matrículas, em todas as redes administrativas. Esse crescimento não ocorreu de forma homogênea em todo o país, havendo uma grande assimetria entre as regiões, principalmente em relação à qualidade e ao ranqueamento dos programas.

Keywords : Pós-graduação; Expansão; Avaliação; Assimetrias regionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )