SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número59Ensinar a ler: finalidades docentes no contexto da alfabetizaçãoRevisão sistemática de estudos sobre TPACK na formação de professores no Brasil e em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo  e  OLIVEIRA, Larissa Maria da Costa Fernandes. Avaliação e expansão da Pós Graduação em Educação no Brasil e no Nordeste: assimetrias e desafios. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.59, e-24454.  Epub 18-Abr-2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n59id24454.

O artigo analisa as políticas implementadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes) e suas repercussões na expansão e na avaliação dos programas de pós-graduação em Educação no Brasil, com destaque para a região Nordeste. Parte-se do pressuposto de que as políticas adotadas assumem uma lógica de eficiência e produtividade que incentiva a competitividade entre os programas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou análise documental e elaboração de séries estatísticas baseadas em dados do Sistema de nformações Georefenciadas (Geocapes). O estudo evidencia que as políticas concebidas pela Capes propiciaram a expansão do sistema de pós-graduação, no que se refere tanto ao número de programas quanto ao número de matrículas, em todas as redes administrativas. Esse crescimento não ocorreu de forma homogênea em todo o país, havendo uma grande assimetria entre as regiões, principalmente em relação à qualidade e ao ranqueamento dos programas.

Palavras-chave : Pós-graduação; Expansão; Avaliação; Assimetrias regionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )