SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue59Evaluation and expansion of Post Graduation Educations in Brazil and in the Northeast: asymmetries and challengesGender, woman, crime, and violence: relations and tensions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

RIBEIRO, Priscilla Ramos Lara  and  PIEDADE, João Manuel Nunes. Revisão sistemática de estudos sobre TPACK na formação de professores no Brasil e em Portugal. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.59, e-24458.  Epub Apr 18, 2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n59id24458.

A discussão do quadro Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) tem sido foco crescente de pesquisas, principalmente entre os formadores de professores, que necessitam preparar os professores para integrar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) ao ensino e aprendizagem em sala de aula. Com o objetivo de identificar de que forma o quadro TPACK é utilizado como modelo teórico para o desenho de cursos de formação de professores (inicial ou continuada), realizou-se uma revisão sistemática de estudos publicados em contexto brasileiro e português, disponíveis em bases de dados de acesso aberto. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, o corpus de análise constituiu-se de 28 trabalhos publicados entre 2013 e 2020. Os resultados destacam a prevalência em cursos de formação continuada, cursos na área curricular da Matemática e abordagens voltadas para o desenvolvimento do domínio TPK dos professores.

Keywords : Formação de professores; Technological Pedagogical Content Knowledge; Tecnologias na educação; Revisão sistemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )