SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número59Avaliação e expansão da Pós Graduação em Educação no Brasil e no Nordeste: assimetrias e desafiosGênero, mulher, crime e violência: relações e tensões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

RIBEIRO, Priscilla Ramos Lara  e  PIEDADE, João Manuel Nunes. Revisão sistemática de estudos sobre TPACK na formação de professores no Brasil e em Portugal. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.59, e-24458.  Epub 18-Abr-2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n59id24458.

A discussão do quadro Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) tem sido foco crescente de pesquisas, principalmente entre os formadores de professores, que necessitam preparar os professores para integrar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) ao ensino e aprendizagem em sala de aula. Com o objetivo de identificar de que forma o quadro TPACK é utilizado como modelo teórico para o desenho de cursos de formação de professores (inicial ou continuada), realizou-se uma revisão sistemática de estudos publicados em contexto brasileiro e português, disponíveis em bases de dados de acesso aberto. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, o corpus de análise constituiu-se de 28 trabalhos publicados entre 2013 e 2020. Os resultados destacam a prevalência em cursos de formação continuada, cursos na área curricular da Matemática e abordagens voltadas para o desenvolvimento do domínio TPK dos professores.

Palavras-chave : Formação de professores; Technological Pedagogical Content Knowledge; Tecnologias na educação; Revisão sistemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )