SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número59Revisión sistemática de estudios sobre TPACK en la formación del profesorado en Brasil y PortugalLas representaciones discursivas sobre la internacionalización por los profesores de inglés en formación continua índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

SILVA, André Luiz dos Santos; MEYER, Dagmar Estermann  y  RIEGEL, Roberta Plangg. Gênero, mulher, crime e violência: relações e tensões. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.59, e-124637.  Epub 18-Abr-2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n59id24637.

O artigo discute e tensiona limites e possibilidades de articulação e “uso” das categorias mulher, g ênero, crime e violência no desenho teórico-metodológico de uma pesquisa sobre as relações de ênero em escolas localizadas em regiões de alta incidência de denúncia de crimes contra mulheres. A seleção das escolas se apoiou num mapeamento das ocorrências registradas numa dada Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, processo que evidenciou a necessidade de identificar e problematizar a adoção das categorias mulher, gênero, crime e violência, colocando em relevo as consideradas “endógenas” e “exógenas” frente às teorizações nas quais a pesquisa se inscreve. Esse processo demandou ainda a discussão do termo “violência de gênero” balizado neste texto pelos conceitos de gênero, violência e poder. Entre aproximações e distanciamentos, foi possível reconhecer os efeitos teórico-metodológicos de tais categorias, bem como os desafios éticos da utilização de ferramentas que produzem geografias então nomeadas e reconhecidas como “violentas”.

Palabras clave : Violência; Gênero; Violência de gênero; Mapas de Kernel.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )