SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número59Revisão sistemática de estudos sobre TPACK na formação de professores no Brasil e em PortugalRepresentações discursivas sobre internacionalização por professores de inglês em formação continuada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

SILVA, André Luiz dos Santos; MEYER, Dagmar Estermann  e  RIEGEL, Roberta Plangg. Gênero, mulher, crime e violência: relações e tensões. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.59, e-124637.  Epub 18-Abr-2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n59id24637.

O artigo discute e tensiona limites e possibilidades de articulação e “uso” das categorias mulher, g ênero, crime e violência no desenho teórico-metodológico de uma pesquisa sobre as relações de ênero em escolas localizadas em regiões de alta incidência de denúncia de crimes contra mulheres. A seleção das escolas se apoiou num mapeamento das ocorrências registradas numa dada Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, processo que evidenciou a necessidade de identificar e problematizar a adoção das categorias mulher, gênero, crime e violência, colocando em relevo as consideradas “endógenas” e “exógenas” frente às teorizações nas quais a pesquisa se inscreve. Esse processo demandou ainda a discussão do termo “violência de gênero” balizado neste texto pelos conceitos de gênero, violência e poder. Entre aproximações e distanciamentos, foi possível reconhecer os efeitos teórico-metodológicos de tais categorias, bem como os desafios éticos da utilização de ferramentas que produzem geografias então nomeadas e reconhecidas como “violentas”.

Palavras-chave : Violência; Gênero; Violência de gênero; Mapas de Kernel.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )