SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue60Assistance to students with special educational needs in Rio de Janeiro: diagnosis of the situation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

MELO, Douglas Christian Ferrari de  and  MAFEZONI, Andressa Caetano. As famílias e a luta pelo direito de aprender dos estudantes da educação especial na escola comum. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.60, e-24072.  Epub Apr 19, 2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60id24072.

O texto tem como objetivo discutir a atuação das famílias em busca do direito de aprender dos estudantes da educação especial na escola comum por meio de um estudo de natureza qualitativa. Para essa discussão, nos fundamentamos na Teoria Crítica dos Direitos Humanos construída por Flores (1985, 2008, 2010, 2011). Para a produção de dados, realizamos a técnica do grupo focal em um fórum composto por pais de estudantes matriculados em diferentes escolas de um município da Região Metropolitana da Grande Vitória /ES. A análise indica que a efetivação do direito de aprender passa pela interligação com outros direitos, ao passo que o processo de luta das famílias avança na garantia ao direito à educação dos filhos quando deixam de ser invisíveis para a escola.

Keywords : Direito de aprender; Famílias; Educação especial; Educação inclusiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )