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Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

BENEDITTO, Ana Paula Madeira Di  e  PESTANA, Inácio Abreu. Atendimento aos alunos com necessidades especiais no Rio de Janeiro: diagnóstico da situação. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.60, e-24221.  Epub 19-Abr-2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60id24221.

Este estudo realiza um diagnóstico quantitativo do atendimento aos alunos com necessidades especiais na rede pública de ensino do Rio de Janeiro. Foram avaliadas a relação entre IDHM e IDEB, a atenção que as escolas dedicam aos alunos e a variação nessa atenção devido à localização ou número de habitantes de cada município. A medida de atenção foi a densidade de alunos por sala de atendimento educacional especializado (AEE). O IDHM e o IDEB não explicaram o grau de atenção aos alunos (R2 < 0,01; p > 0,34). Ao se agrupar os municípios por Região de Governo e número de habitantes não houve diferença significativa (p > 0,05). Os resultados indicaram uma superlotação das salas de AEE na maioria dos casos (≥ 25 alunos). Conclui-se que os alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) são negligenciados no processo de ensino e aprendizagem, e a superlotação das salas de AEE nas escolas públicas do Rio de Janeiro é um problema a ser resolvido com urgência, sem descuidar da qualidade do AEE ofertado nesses espaços.

Palavras-chave : Educação especial; Atendimento educacional especializado – AEE; Necessidades educacionais especiais – NEE; Escolas públicas.

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