SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número60Atendimento aos alunos com necessidades especiais no Rio de Janeiro: diagnóstico da situaçãoProfessoras, familiares e políticas públicas de Educação Infantil: “Esse futuro pode ser melhor” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

BATISTA, Bruno Nunes. O estágio docente como uma comunidade de prática crítica-experimental. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.60, e-24237.  Epub 19-Abr-2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60id24237.

Desenvolvo neste ensaio alguns argumentos que pretendem relacionar o estágio docente à concepção de comunidades de prática. Noção desenvolvida por Etienne Wenger, a comunidade de prática é pensada como um agrupamento de sujeitos que, engajados na aprendizagem do ofício pelo qual são apaixonados, reúnem-se para firmar, aperfeiçoar e manter esse compromisso. Tomando por base essa construção, argumento que alguns obstáculos históricos do estágio supervisionado de professores, em especial a desvinculação entre teoria e prática e o tímido diálogo entre universidade e escola, podem ser confrontados por intermédio do estabelecimento de uma comunidade de prática pedagógica. Contemplada por atores de diversas instituições, manteria sua unidade, devido à paixão pelo ensinar, ao desejo de aprender e à aventura de experimentar didáticas no âmbito da diferença e da tradição pedagógica. Porém, não teremos fórmulas prontas para o êxito desse processo: os parâmetros de cada comunidade teriam que ser pautados localmente e artesanalmente.

Palavras-chave : Estágio docente; Comunidades de Prática; Ensino; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )