SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número60La práctica docente como comunidad de práctica crítica-experimentalEducación básica en Mozambique: despliegues de su democratización y posibilidades futuras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

SANTOS, Edson Cordeiro dos; KRAMER, Sonia  y  NUNES, Maria Fernanda Rezende. Professoras, familiares e políticas públicas de Educação Infantil: “Esse futuro pode ser melhor”. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.60, e-24387.  Epub 19-Abr-2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60id24387.

Este artigo analisa duas pesquisas sobre políticas públicas em Educação Infantil (EI) realizadas sob a ótica de professoras e familiares – uma no município de Nova Iguaçu, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, e outra nos municípios do Rio de Janeiro e Nova Iguaçu. O objetivo é conhecer o que falam as participantes sobre a qualidade e as perspectivas do atendimento prestado a essa etapa educacional, utilizando a pesquisa documental/bibliográfica e entrevistas semiestruturadas como estratégias metodológicas. O texto (i) trata dos municípios pesquisados e do contexto do atendimento; (ii) analisa a fala de pessoas que atuam na linha de frente para entender como percebem a política pública e o seu reflexo; e (iii) destaca os atributos e/ou requisitos que conferem qualidade à EI e as suas perspectivas. Os resultados encontrados mostram que a EI está consolidada no marco legal brasileiro, revelando, contudo, grande distância do que é encontrado na prática, expresso nas falas de professoras e familiares, tanto em relação ao acesso (falta de vagas) como no que se refere à qualidade da Educação ofertada nas unidades pesquisadas.

Palabras clave : Educação infantil; Política educacional; Acesso à educação infantil; Qualidade da educação infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )