SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue60Basic education in Mozambique: unfolding of its democratization and future possibilitiesTeacher formation within the realistic-reflective model: an approach to the Brazilian context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

CALADO, Vânia Aparecida; CAMPOS, Herculano Ricardo  and  RIBEIRO, Cynara Teixeira. A medicalização na educação e a formação inicial do pedagogo. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.60, e-24692.  Epub Apr 19, 2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60id24692.

A medicalização reduz aspectos sociais, políticos, educacionais a doenças de origem biológica do sujeito que fracassa na escola, por isso, é necessário abordar esse tema na formação inicial do professor. O objetivo deste trabalho foi analisar mediações pedagógicas no processo de aprendizagem do conceito científico “medicalização na educação” com estudantes de pedagogia. A partir da teoria da psicologia histórico-cultural com base em Vigotski e do método do materialismo histórico-dialético de Marx, foi realizado um experimento formativo com uma turma de pedagogia de uma universidade pública. As mediações pedagógicas se basearam na hierarquia conceitual sobre o referido conceito através de reflexões críticas, do brincar, da prática de estágio, das leituras e dos registros escritos. O experimento formativo possibilitou maior aprendizagem conceitual sobre a medicalização na educação e seus determinantes, e contribuiu com a identificação de possibilidades de enfrentamento. Conclui-se que as práticas pedagógicas humanizadas, juntamente com a mediação do brincar, podem ser estratégias de combate à medicalização.

Keywords : Medicalização; Conceitos científicos; Pedagogia; Brincar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )