SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número60Educação básica em Moçambique: desdobramentos de sua democratização e possibilidades futurasFormação docente no modelo realista-reflexivo: uma aproximação do contexto brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

CALADO, Vânia Aparecida; CAMPOS, Herculano Ricardo  e  RIBEIRO, Cynara Teixeira. A medicalização na educação e a formação inicial do pedagogo. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.60, e-24692.  Epub 19-Abr-2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60id24692.

A medicalização reduz aspectos sociais, políticos, educacionais a doenças de origem biológica do sujeito que fracassa na escola, por isso, é necessário abordar esse tema na formação inicial do professor. O objetivo deste trabalho foi analisar mediações pedagógicas no processo de aprendizagem do conceito científico “medicalização na educação” com estudantes de pedagogia. A partir da teoria da psicologia histórico-cultural com base em Vigotski e do método do materialismo histórico-dialético de Marx, foi realizado um experimento formativo com uma turma de pedagogia de uma universidade pública. As mediações pedagógicas se basearam na hierarquia conceitual sobre o referido conceito através de reflexões críticas, do brincar, da prática de estágio, das leituras e dos registros escritos. O experimento formativo possibilitou maior aprendizagem conceitual sobre a medicalização na educação e seus determinantes, e contribuiu com a identificação de possibilidades de enfrentamento. Conclui-se que as práticas pedagógicas humanizadas, juntamente com a mediação do brincar, podem ser estratégias de combate à medicalização.

Palavras-chave : Medicalização; Conceitos científicos; Pedagogia; Brincar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )