SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue60Teacher formation within the realistic-reflective model: an approach to the Brazilian contextFree text, collaborative work and school press in Freinet’s Pedagogy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

KONIG, Franciele Rusch  and  BRIDI, Fabiane Romano de Souza. Educação Inclusiva e formação inicial de professores: construção do conhecimento em discussão. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.60, e-24817.  Epub Apr 19, 2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60id24817.

Este trabalho objetiva analisar a construção de conhecimentos sobre a educação inclusiva em cursos de licenciatura, alicerçado nos pressupostos teóricos de Maturana e Varela (2011), sobre os processos de viver/conhecer, e de Tardif (2002) acerca da construção dos saberes docentes. Quanto ao procedimento teórico-metodológico, a investigação contemplou três movimentos principais: mapeamento da oferta de disciplinas vinculadas à educação inclusiva e identificação dos cursos com maior e menor percentual dessa oferta, Geografia e História, respectivamente; análise das ementas das disciplinas ofertadas; realização de questionário voltados a graduandos dos cursos selecionados. Foram aplicados 35 questionários, com 24 graduandos de História e 11 graduandos de Geografia. Como principais resultados, a análise corrobora com Tardif (2002) acerca da pluralidade das fontes de produção dos saberes docentes. Problematiza-se a fragmentação dos saberes entre as áreas como elemento limitador da construção de saberes pertinentes à educação inclusiva nos cursos de licenciatura.

Keywords : Educação inclusiva; Formação inicial; Construção do conhecimento; Saberes docentes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )