SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número60Educación inclusiva y formación inicial de profesores: la construcción del conocimiento en debateEpistemología de Hessen y gnoseología de Freire: una mirada al enfoque temático índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

DALLABRIDA, Norberto  y  FURTADO, Denise. Texto livre, trabalho colaborativo e imprensa escolar na Pedagogia Freinet. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.60, e-24910.  Epub 19-Abr-2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60id24910.

Há atualidade na abordagem da Pedagogia Freinet e em suas formas de ensinar? Buscando refletir sobre essa questão, o presente artigo trata de discorrer sobre três práticas, consideradas fundamentais para que seja possível entender a Pedagogia Freinet e sua essência, quais sejam: o texto livre, o trabalho colaborativo e o jornal escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada a partir do método bibliográfico, baseada em livros, artigos e revistas já publicados sobre o tema abordado. Freinet traz consigo um ideal de educação que reflete seu ideal de sociedade, seus princípios e valores enquanto pensador e enquanto docente. Dessa forma, apresentaremos argumentos e autores que busquem comprovar as implicações positivas das práticas de Freinet para o ensino e a atualidade desses métodos para a construção de uma prática docente significativa e democrática.

Palabras clave : Pedagogia Freinet; Prática docente; Métodos alternativos; Inovação pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )