SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número60Educação Inclusiva e formação inicial de professores: construção do conhecimento em discussãoA epistemologia de Johannes Hessen e a gnosiologia de Paulo Freire índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

DALLABRIDA, Norberto  e  FURTADO, Denise. Texto livre, trabalho colaborativo e imprensa escolar na Pedagogia Freinet. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.60, e-24910.  Epub 19-Abr-2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60id24910.

Há atualidade na abordagem da Pedagogia Freinet e em suas formas de ensinar? Buscando refletir sobre essa questão, o presente artigo trata de discorrer sobre três práticas, consideradas fundamentais para que seja possível entender a Pedagogia Freinet e sua essência, quais sejam: o texto livre, o trabalho colaborativo e o jornal escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada a partir do método bibliográfico, baseada em livros, artigos e revistas já publicados sobre o tema abordado. Freinet traz consigo um ideal de educação que reflete seu ideal de sociedade, seus princípios e valores enquanto pensador e enquanto docente. Dessa forma, apresentaremos argumentos e autores que busquem comprovar as implicações positivas das práticas de Freinet para o ensino e a atualidade desses métodos para a construção de uma prática docente significativa e democrática.

Palavras-chave : Pedagogia Freinet; Prática docente; Métodos alternativos; Inovação pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )