SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue60Johannes Hessen's epistemology and Paulo Freire's gnosiologyThe dialogicity in remote synchronous classes: dialogue based on Bakhtin’s and Paulo Freire’s ideas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

MARTINS, Ernesto Candeias. Criança - Infância portuguesa nos dicionários e discursos socioeducativos e jurídicos (Séc. XIX-XX). Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.60, e-25075.  Epub Apr 19, 2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60id25075.

O estudo histórico-educativo analisa conceções da criança/infância portuguesa existentes em dicionários e discursos júrídico-sociais e educativos, no período do séc. XIX e inícios do XX, com uma referência à ’outra infância’, aquela que se encontrava fora das normas ou à margem da sociedade. Norteados por uma metodologia hermenêutica analisaremos essas conceções, sabendo que não há uma só criança ou uma só infância, mas sim crianças/infâncias diferenciadas e transformadas pelas circunstâncias e imposições sociais de cada época. Os objetivos diluem-se nos três pontos metodológicos do texto: compreender os significados etimológicos e/ou conceções nos dicionários sobre a criança/infância; analisar a conceção e nomenclaturas da ‘outra infância’; aprofundar o sentido de ‘outra infância’ nos discursos jurídico-sociais e educativos sobre a sua proteção e as medidas de intervenção. A criança/infância são construções sociais pertencentes a um tempo sociohistórico e cultural e duma sociedade, que originaram enfoques e valorizações para a História (Social) da Infância ou da Educação.

Keywords : Conceção de criança e infância; Outra infância; Representação social; Discurso socioeducativo e jurídico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )