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Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

MOMO, Mariangela  e  SILVA, Silvana de Medeiros da. A dialogicidade nas aulas síncronas remotas: diálogo a partir das ideias de Bakhtin e Paulo Freire. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.60, e-25086.  Epub 19-Abr-2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60id25086.

Neste artigo, em interlocução com as ideias de Bakhtin (1997, 2006) e de Paulo Freire (1967, 1992, 2013), analisamos os processos dialógicos mediados pela tecnologia digital em aulas síncronas remotas no ensino superior. Os dados empíricos foram construídos por meio de participação e observação nas aulas de dois componentes curriculares do curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do RN no segundo semestre do ano letivo de 2020. As análises apontam dificuldades na construção efetiva do diálogo e, portanto, na elaboração coletiva do conhecimento em uma perspectiva dialógica devido à perda de elementos visuais e extraverbais da enunciação, e os limites nas tomadas de turno da fala e impossibilidade de falas simultâneas. Além disso, há a dificuldade dos discentes em manter-se no diálogo por causa da necessidade de uso de tecnologias. Em contrapartida, a disponibilidade de ferramentas online surge como possibilidade de potencialização do diálogo no universo digital.

Palavras-chave : Educação; Ensino remoto; Linguagem; Dialogicidade.

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