SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número60La dialogicidad en las clases sincrónicas remotas: el diálogo basado en las ideas de Bakhtin y Paulo FreireLa “invasión femenina” en la Casa del Estudiante Universitario de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul en la década de 1980 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

SILVA, Tatiane da; MERCAU, Horacio Héctor  y  CUNHA, Marcus Vinicius da. John Dewey e Ralph W. Emerson: educação, arte e democracia. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.60, e-25102.  Epub 19-Abr-2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60id25102.

O artigo tem por objetivo analisar a concepção de John Dewey acerca dos intercâmbios entre educação, arte e democracia, com o propósito de sugerir caminhos para uma crítica às tendências pedagógicas da atualidade. Para cumprir essa meta, são analisadas as teses de John Dewey acerca da produção intelectual de Ralph Waldo Emerson publicadas no ensaio “Emerson, the philosopher of democracy”, de 1903. O método utilizado para esse empreendimento é a análise retórica proposta por Perelman e Olbrechts-Tyteca. Em consonância com tais teses, as ideias de Emerson são examinadas à luz Sofística, em versão oposta à assumida por Platão, com especial atenção para as noções de percepção, poder e democracia, as quais são relacionadas com os conceitos deweyanos de experiência imediata, experiência estética e experiência democrática. O artigo conclui que as reflexões de John Dewey inspiradas em Emerson sugerem que a educação na atualidade seja guiada pelo poder transformador da imaginação.

Palabras clave : John Dewey; Ralph Waldo Emerson; Sofística; Estética.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )