SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue60John Dewey and Ralph W. Emerson: education, art and democracyEducation in writings of the self: Helena Morley’s diary (1893-1895) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

ALMEIDA, Dóris Bittencourt  and  COSTA, Fabiana Pinheiro da. A “invasão” feminina na Casa do Estudante Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1980. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.60, e-25105.  Epub Apr 19, 2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60id25105.

Inserido no campo da História da Educação, o artigo tem por objetivo analisar os processos que envolveram a “invasão” feminina à Casa do Estudante Universitário (CEU/UFRGS), na década de 1980. O estudo foi desenvolvido a partir de um conjunto documental, em que preponderam memórias orais de cinco mulheres que participaram desse episódio. Operou-se com os pressupostos da História Oral, considerando as subjetividades da memória como uma produção do tempo presente que evoca experiências do passado. As narrativas examinadas permitiram que se buscasse compreender esse fenômeno a partir da perspectiva de quem, um dia, foi proibida de frequentar a moradia universitária. Observa-se que a Universidade criou inúmeras barreiras para o acesso das mulheres à CEU, mas, com a “invasão”, houve uma abertura que promoveu novos modos de se conviver nesse lugar, possibilitando que, aos poucos, elas tivessem direito à assistência estudantil e pudessem dar continuidade à formação em nível superior, tendo a garantia de um lugar para morar.

Keywords : História das Mulheres; História das Instituições Educativas; Moradia estudantil; Casa do Estudante Universitário (CEU/UFRGS).

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )