SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue60Education in writings of the self: Helena Morley’s diary (1893-1895)"Dear diary...” The construction of historical knowledge through Anne Frank comic books author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

CORREA, Marcos Britto  and  FERREIRA, Liliana Soares. O filósofo analfabeto contra a “alma vestida” da alienação acadêmica. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.60, e-25121.  Epub Apr 19, 2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60id25121.

Na articulação alegórica entre o “filósofo analfabeto” de Álvaro Vieira Pinto e a “alma vestida” de Fernando Pessoa, como expressão da alienação, sis-tematiza-se o estudo sobre a matriz curricular de 8 cursos de Filosofia das Uni-versidades Federais da Região Sul do Brasil. O estudo orientou-se pela análise dialética materialista, implicando na aproximação com o fenômeno, produ-ção da análise dos dados e síntese. Os documentos representam o condicio-nante que expressa a Filosofia como produto hegemônico do continente eu-ropeu, sendo uma espécie de demonstração da “alma vestida” que forma os estudantes brasileiros avessos a conhecer sua realidade. Ao longo do texto é apresentada argumentação em favor da crítica, tendo por base a totalidade em que o país está inserido. Neste sentido, se potencializa a Filosofia contra a alienação acadêmica, fundamentada, portanto, na intenção de conhecer e produzir a resolução de problemas concretos do povo do qual o estudante de Filosofia é parte.

Keywords : Curso de filosofia; Alienação; Universidade; Crítica; Trabalho pedagógico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )