SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número60La educación en los escritos del yo: el diario de Helena Morley (1893-1895)"Querido diario..." La construcción del conocimiento histórico por medio de historietas de Anne Frank índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

CORREA, Marcos Britto  y  FERREIRA, Liliana Soares. O filósofo analfabeto contra a “alma vestida” da alienação acadêmica. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.60, e-25121.  Epub 19-Abr-2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60id25121.

Na articulação alegórica entre o “filósofo analfabeto” de Álvaro Vieira Pinto e a “alma vestida” de Fernando Pessoa, como expressão da alienação, sis-tematiza-se o estudo sobre a matriz curricular de 8 cursos de Filosofia das Uni-versidades Federais da Região Sul do Brasil. O estudo orientou-se pela análise dialética materialista, implicando na aproximação com o fenômeno, produ-ção da análise dos dados e síntese. Os documentos representam o condicio-nante que expressa a Filosofia como produto hegemônico do continente eu-ropeu, sendo uma espécie de demonstração da “alma vestida” que forma os estudantes brasileiros avessos a conhecer sua realidade. Ao longo do texto é apresentada argumentação em favor da crítica, tendo por base a totalidade em que o país está inserido. Neste sentido, se potencializa a Filosofia contra a alienação acadêmica, fundamentada, portanto, na intenção de conhecer e produzir a resolução de problemas concretos do povo do qual o estudante de Filosofia é parte.

Palabras clave : Curso de filosofia; Alienação; Universidade; Crítica; Trabalho pedagógico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )