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Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

CORREA, Marcos Britto  e  FERREIRA, Liliana Soares. O filósofo analfabeto contra a “alma vestida” da alienação acadêmica. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.60, e-25121.  Epub 19-Abr-2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60id25121.

Na articulação alegórica entre o “filósofo analfabeto” de Álvaro Vieira Pinto e a “alma vestida” de Fernando Pessoa, como expressão da alienação, sis-tematiza-se o estudo sobre a matriz curricular de 8 cursos de Filosofia das Uni-versidades Federais da Região Sul do Brasil. O estudo orientou-se pela análise dialética materialista, implicando na aproximação com o fenômeno, produ-ção da análise dos dados e síntese. Os documentos representam o condicio-nante que expressa a Filosofia como produto hegemônico do continente eu-ropeu, sendo uma espécie de demonstração da “alma vestida” que forma os estudantes brasileiros avessos a conhecer sua realidade. Ao longo do texto é apresentada argumentação em favor da crítica, tendo por base a totalidade em que o país está inserido. Neste sentido, se potencializa a Filosofia contra a alienação acadêmica, fundamentada, portanto, na intenção de conhecer e produzir a resolução de problemas concretos do povo do qual o estudante de Filosofia é parte.

Palavras-chave : Curso de filosofia; Alienação; Universidade; Crítica; Trabalho pedagógico.

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