SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue60The illiterate philosopher against the “clothed soul” of academic alienationThe role of private hegemonic apparatuses in the implementation of the BNCC in the states of the Southern Region author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

SUBTIL, Bruna Mozini  and  LUIZ, Miriã Lúcia. "Querido diário...” A construção do conhecimento histórico por meio dos quadrinhos de Anne Frank. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.60, e-25254.  Epub Apr 19, 2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60id25254.

Neste estudo, analisa-se as possibilidades de construção do saber histórico por meio das histórias em quadrinhos, especificamente, O diário de Anne Frank em Quadrinhos, adaptado por Mirella Spinelli (2017). Fundamenta-se teoricamente nas noções de consciência histórica, de Jörn Rüsen (2011), literacia e empatia histórica, de Peter Lee (2016; 2003) e metodologicamente, no pensamento de Marc Bloch (2001) e de Jörn Rüsen (2011). No âmbito do estudo, constrói-se uma proposta de ensino explorando a graphic novel, com o objetivo de favorecer a elaboração do conhecimento histórico pelos estudantes. Os resultados apontaram conceitos da História que poderão ser construídos por meio do uso da história em quadrinhos na sala de aula, como, tempo histórico, memória, cidadania, alteridade e fato histórico, o que permite mobilizar o conhecimento histórico como uma maneira de construir sentido e organizar, temporalmente, as experiências dos sujeitos, culminando numa História que tem por objetivo a formação da consciência histórica.

Keywords : Ensino de história; História em quadrinhos; Consciência histórica; Literacia histórica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )