SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número60El filósofo analfabeto contra el “alma vestida” de la alienación académicaLa actuación de los aparatos hegemónicos privados en la implementación del BNCC en los estados de la Región Sur índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

SUBTIL, Bruna Mozini  y  LUIZ, Miriã Lúcia. "Querido diário...” A construção do conhecimento histórico por meio dos quadrinhos de Anne Frank. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.60, e-25254.  Epub 19-Abr-2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60id25254.

Neste estudo, analisa-se as possibilidades de construção do saber histórico por meio das histórias em quadrinhos, especificamente, O diário de Anne Frank em Quadrinhos, adaptado por Mirella Spinelli (2017). Fundamenta-se teoricamente nas noções de consciência histórica, de Jörn Rüsen (2011), literacia e empatia histórica, de Peter Lee (2016; 2003) e metodologicamente, no pensamento de Marc Bloch (2001) e de Jörn Rüsen (2011). No âmbito do estudo, constrói-se uma proposta de ensino explorando a graphic novel, com o objetivo de favorecer a elaboração do conhecimento histórico pelos estudantes. Os resultados apontaram conceitos da História que poderão ser construídos por meio do uso da história em quadrinhos na sala de aula, como, tempo histórico, memória, cidadania, alteridade e fato histórico, o que permite mobilizar o conhecimento histórico como uma maneira de construir sentido e organizar, temporalmente, as experiências dos sujeitos, culminando numa História que tem por objetivo a formação da consciência histórica.

Palabras clave : Ensino de história; História em quadrinhos; Consciência histórica; Literacia histórica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )