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Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

SILVA, Marcelo Saturnino da; SILVA, Verônica Pessoa da  y  MENEZES, Germana Alves de. O educador no espaço das políticas de assistência social: aportes teóricos-metodológicos e éticos. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.61, e-25084.  Epub 19-Abr-2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n61id25084.

O artigo tem como objetivo oferecer um conjunto de reflexões de ordem teórico-metodológica e ética, na perspectiva do desenvolvimento humano e social, que possam subsidiar a ação dos educadores sociais que atuam no campo das políticas públicas, especificamente, das políticas de Assistência Social, no âmbito da qual tal função tem sido assumida tanto por indivíduos egressos do ensino médio quanto por profissionais oriundos dos cursos de humanidades. Parte do pressuposto de que nem sempre os sujeitos que assumem a função de educadores sociais sentem-se preparados para uma atuação qualificada junto aos beneficiários das políticas de Assistência Social. Fundamenta-se nas reflexões de diversos pensadores, bem como nos pressupostos da teoria Sócio-Histórica. A intenção é oferecer aos educadores sociais, que atuam em contexto de vulnerabilidade e exclusão, uma reflexão sistemática que possa nortear suas práticas numa ótica da competência técnica, compromisso político e sensibilidade humana.

Palabras clave : Educadores sociais; Políticas públicas; Assistência social; Formação profissional.

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