SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue61The educator in the space of Social Assistance policies: theoretical-methodological and ethical contributionsThe student movement and the possibilities of “subversion of praxis” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

SILVA, Nayanne Nayara Torres da  and  ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. A alfabetização e a heterogeneidade de conhecimentos sobre a escrita no Brasil e na França. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.61, e-25113.  Epub Apr 19, 2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n61id25113.

Este artigo analisa as práticas de professoras do 1º ano do ensino fundamental no Brasil e na França no atendimento à heterogeneidade de conhecimentos sobre a escrita alfabética dos alunos, assim como os diferentes níveis de apropriação do sistema de escrita das crianças de ambas as turmas ao início e final do ano letivo. O aporte teórico está pautado nos estudos de Ferreiro e Teberosky (1999); Ferreiro (2001); Morais (2012); Goigoux (2007); entre outros. A partir da imersão nos dados, foi observado que as docentes mobilizam esquemas profissionais, posturas, gestos didáticos e gestos profissionais para atender à heterogeneidade de conhecimentos sobre a escrita alfabética dos alunos. Contudo, as diferentes maneiras como os mobilizam, atreladas aos conhecimentos que possuem sobre o que os alunos já sabem e o que ainda precisam aprender, resultou em diferenças significativas nas aprendizagens da escrita alfabética dos alunos brasileiros e franceses ao final do ano letivo.

Keywords : Alfabetização; Heterogeneidade; Ensino; Aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )