SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número61A alfabetização e a heterogeneidade de conhecimentos sobre a escrita no Brasil e na FrançaA mercantilização da educação superior no Brasil: financeirização e oligopolização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

BOUTIN, Aldimara Catarina Brito Delabona  e  FLACH, Simone de Fátima. O movimento estudantil e as possibilidades de “subversão da práxis”. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.61, e-25172.  Epub 19-Abr-2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n61id25172.

Derivado de pesquisa mais ampla, o presente texto tem por objetivo debater as contribuições do movimento estudantil para a “subversão da práxis”. As reflexões propostas são de cunho teórico, realizadas a partir de pesquisa bibliográfica e sob a luz do materialismo histórico e dialético. Para tanto, são apresentadas discussões sobre como a “subversão da práxis” se situa no contexto da luta de classes. O texto indica elementos que auxiliam na definição de movimento estudantil e como este pode contribuir para a superação da realidade social, política e econômica que fundamenta a sociedade capitalista. Por fim, destaca que a participação de jovens no movimento estudantil pode se constituir em força motriz para a “subversão da práxis”, visto que propicia experiências imprescindíveis para a compreensão da realidade vivida e, consequentemente, para a busca por um novo modo de vida que tenha a justiça social, a igualdade e a liberdade como fundamentos.

Palavras-chave : Movimento estudantil; Subversão da práxis; Participação política; Luta de classes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )