SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue61The mercantilization of higher education in Brazil: financialization and oligopolizationEducational interpreting and the inclusive and bilingual policies: educational counteractions of/with the deaf author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

SEMIAO, Daniela  and  TINOCA, Luís. A utilização das tecnologias digitais nas aulas do século XXI. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.61, e-25689.  Epub Apr 19, 2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n61id25689.

Este artigo pretende caracterizar as concepções e práticas pedagógicas dos professores do Ensino Fundamental e entender o posicionamento da escola em análise face à utilização das tecnologias digitais nas aulas, numa altura em que “o movimento no sentido da personalização já se encontra avançado na medicina e precisamos de avançar rapidamente para este, também no mundo da educação” (ROBINSON, 2019). O estudo empírico é de natureza qualitativa e enquadra-se na modalidade de estudo de caso, assumindo um cariz interpretativo. Os dados foram recolhidos por meio de análise documental, observação e entrevista, tendo-se procedido à análise de conteúdo dos mesmos, com recurso à triangulação. Participaram, neste estudo, 6 professores do Ensino Fundamental, de uma escola privada de Lisboa, Portugal. Os resultados apontam para a existência de vontade, confiança e competências por parte dos docentes, embora a utilização das tecnologias pelos alunos, em contexto escolar, não seja expressiva.

Keywords : Práticas pedagógicas; Professores; Tecnologias digitais; Salas de aula.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )