SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número61A utilização das tecnologias digitais nas aulas do século XXIDesafios para a transversalização curricular da Educação Ambiental no Ensino Religioso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

BONFIM, Tatiane Cristina  e  MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira. Interpretação educacional e as políticas inclusivas e bilíngues: contra-ações educativas de/com surdos. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.61, e-25905.  Epub 19-Abr-2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n61id25905.

O artigo objetiva apresentar os resultados realizados em uma pesquisa de mestrado que analisou a transposição dos discursos de verdade nas práticas cotidianas do Intérprete Educacional (IE), observados Intérprete Educacional (IE), por meio de suas narrativas, em conjunto às análises das diretrizes norteadoras nas políticas públicas de educação bilíngue para surdos, que foram implementadas pela Secretaria de Educação, nos anos iniciais do ensino fundamental, em um município do interior do estado de São Paulo. Tratou-se de uma pesquisa -descritiva, estudo de caso, de abordagem qualitativa. Os dados foram balizados pelos Estudos Surdos e pelas filosofias da diferença em Michel Foucault. Verificamos que as práticas cotidianas dos IE ainda refletem um paradoxo educacional inclusivo muito complexo: avistam-se práticas que apontam na direção de uma educação de/com surdos, portanto, alinhadas à resistência surda, e em outros momentos, veem-se práticas voltadas para uma educação para surdos, pautada na lógica do sujeito ouvinte, vinculando-se ao caráter normativo-corretivo-patológico.

Palavras-chave : Intérprete educacional; Educação bilíngue de surdos; Libras; Contra-ação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )