SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número61Interpretación educativa y las políticas inclusivas y bilingües: contra-acciones de/con personas sordasLa Universidad de Évora y la psicogénesis de la sociedad portuguesa en tiempos de reforma católica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

GOMES, Claudia Lourenço  y  CAMPOS, Marília Andrade Torales. Desafios para a transversalização curricular da Educação Ambiental no Ensino Religioso. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.61, e-26198.  Epub 19-Abr-2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n61id26198.

Este artigo resulta de uma pesquisa realizada no contexto da rede municipal de ensino do município de Curitiba (PR-Brasil). Objetivou-se descrever os desafios apontados por um grupo de professoras para a inserção da Educação Ambiental no componente curricular de Ensino Religioso por meio da transversalização curricular. O estudo está ancorado em uma abordagem qualitativa com uso de entrevistas semiestruturadas. Dialogamos com Trevisol (2003), Sauvé (2005), Viana e Oliveira (2006), Meira (2009) e Torales-Campos (2015), para compor os fundamentos do campo da Educação Ambiental, e com Freitas (2018) para aprofundar os conhecimentos relacionados ao Ensino Religioso. A partir dos relatos das participantes, constatou-se que existem diferentes fatores, por vezes isolados ou integrados, que limitam a ação dos professores. Esses fatores compõem, com diferentes graus de impacto, um complexo conjunto de desafios a serem superados para que as práticas de Educação Ambiental sejam potencializadas no Ensino Religioso.

Palabras clave : Desafios; Transversalidade; Educação ambiental; Ensino religioso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )