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Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

GOMES, Claudia Lourenço  e  CAMPOS, Marília Andrade Torales. Desafios para a transversalização curricular da Educação Ambiental no Ensino Religioso. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.61, e-26198.  Epub 19-Abr-2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n61id26198.

Este artigo resulta de uma pesquisa realizada no contexto da rede municipal de ensino do município de Curitiba (PR-Brasil). Objetivou-se descrever os desafios apontados por um grupo de professoras para a inserção da Educação Ambiental no componente curricular de Ensino Religioso por meio da transversalização curricular. O estudo está ancorado em uma abordagem qualitativa com uso de entrevistas semiestruturadas. Dialogamos com Trevisol (2003), Sauvé (2005), Viana e Oliveira (2006), Meira (2009) e Torales-Campos (2015), para compor os fundamentos do campo da Educação Ambiental, e com Freitas (2018) para aprofundar os conhecimentos relacionados ao Ensino Religioso. A partir dos relatos das participantes, constatou-se que existem diferentes fatores, por vezes isolados ou integrados, que limitam a ação dos professores. Esses fatores compõem, com diferentes graus de impacto, um complexo conjunto de desafios a serem superados para que as práticas de Educação Ambiental sejam potencializadas no Ensino Religioso.

Palavras-chave : Desafios; Transversalidade; Educação ambiental; Ensino religioso.

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