SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número61Desafíos para la transversalización del currículo de Educación Ambiental en Educación ReligiosaProfesores acogedores: interfaces reflexivas de la pasantía posdoctoral en Portugal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

BORTOLOSSI, Cíntia Mara Bogo  y  COSTA, Célio Juvenal. A Universidade de Évora e a psicogênese da sociedade portuguesa em tempos de reforma católica. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.61, e-26499.  Epub 19-Abr-2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n61id26499.

O artigo tem o objetivo de relacionar o curso de Teologia Moral, existente na Universidade de Évora no século XVI, com o processo de formação da sociedade portuguesa no respectivo período. O curso de Teologia Moral, também chamado de Casos de Consciência, era designado à formação do clero diocesano e, portanto, destinado à preparação de religiosos que iriam trabalhar nas paróquias junto aos seus fiéis. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e é do tipo documental e bibliográfica. A teoria dos processos civilizatórios de Norbert Elias serviu de suporte para a análise aqui realizada, possibilitando um diálogo com a sociedade e a leitura de uma determinada realidade. Por meio de nossa análise, pudemos identificar que a instituição superior, administrada pela Companhia de Jesus, desempenhou o papel de construção da psicogênese daquela sociedade por meio da formação dos religiosos que precisavam conhecer as regras morais da Igreja para a devida orientação de seus seguidores.

Palabras clave : Companhia de Jesus; Universidade de Évora; Reforma católica; Curso de Teologia Moral.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )