SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número61Desafios para a transversalização curricular da Educação Ambiental no Ensino ReligiosoProfessores acolhedores: interfaces reflexivas do estágio pós-doutoral em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

BORTOLOSSI, Cíntia Mara Bogo  e  COSTA, Célio Juvenal. A Universidade de Évora e a psicogênese da sociedade portuguesa em tempos de reforma católica. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.61, e-26499.  Epub 19-Abr-2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n61id26499.

O artigo tem o objetivo de relacionar o curso de Teologia Moral, existente na Universidade de Évora no século XVI, com o processo de formação da sociedade portuguesa no respectivo período. O curso de Teologia Moral, também chamado de Casos de Consciência, era designado à formação do clero diocesano e, portanto, destinado à preparação de religiosos que iriam trabalhar nas paróquias junto aos seus fiéis. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e é do tipo documental e bibliográfica. A teoria dos processos civilizatórios de Norbert Elias serviu de suporte para a análise aqui realizada, possibilitando um diálogo com a sociedade e a leitura de uma determinada realidade. Por meio de nossa análise, pudemos identificar que a instituição superior, administrada pela Companhia de Jesus, desempenhou o papel de construção da psicogênese daquela sociedade por meio da formação dos religiosos que precisavam conhecer as regras morais da Igreja para a devida orientação de seus seguidores.

Palavras-chave : Companhia de Jesus; Universidade de Évora; Reforma católica; Curso de Teologia Moral.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )