SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue61The University of Évora and the psychogenesis of Portuguese society in times of Catholic reformElection for school principal in the city of Natal: trajectory and effects on democratic management author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

ARRUDA, Marina Patrício de; VIEIRA, Rui Marques  and  ROSA, Geraldo Antônio da. Professores acolhedores: interfaces reflexivas do estágio pós-doutoral em Portugal. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.61, e-26502.  Epub Apr 19, 2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n61id26502.

Este artigo apresenta um estudo de caso que teve por objetivo conhecer o significado atribuído ao termo professor acolhedor e estratégias metodológicas de ensino a ele relacionadas. A metodologia utilizada foi um estudo de caso que acolheu reflexões para a inovação do ato de educar de professores/pesquisadores. Concluímos nas interfaces reflexivas de um estágio pós-doutoral que estratégias metodológicas de ensino relacionadas ao professor acolhedor incentivam a autonomia e a escuta que poderão revolucionar os sistemas educacionais. O professor acolhedor diferente do professor autoritário, adota práticas humanizadas que inclui sair de suas disciplinas para dialogar com outros campos de conhecimento acolhendo emoções, dando a seus alunos o direito de ser protagonista de seu próprio desenvolvimento.

Keywords : Professor acolhedor; Estratégias metodológicas de ensino; Autonomia; Escuta.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )