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Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

GIRARDI, Fabíola Fontenele  e  CABRAL NETO, Antônio. Eleição para diretor no município de Natal: trajetória e repercussão na gestão democrática. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.61, e-26722.  Epub 19-Abr-2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n61id26722.

Este artigo desenvolve reflexões circunstanciadas sobre o processo de eleição direta para dirigente escolar nas unidades de ensino da rede municipal de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, destacando como esse mecanismo contribui para o aprimoramento da gestão democrática. Como corpus empírico, foram utilizadas informações sistematizadas a partir de 7 (sete) entrevistas realizadas com os sujeitos históricos envolvidos nessa empreitada, cujo fulcro foram as conquistas obtidas e os limites desse processo. Conclui-se que, embora eivado por limites e contradições, o processo de escolha de dirigentes escolares contribuiu para a edificação, no cotidiano escolar, de uma certa prática democrática que foi sendo reforçada com a criação dos conselhos escolares e com a elaboração do projeto político-pedagógico.

Palavras-chave : Gestão democrática; Eleição para diretor de escola; Patrimonialismo; Cultura democrática.

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