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Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

GUCZAK, Daiane  e  MARCHI, Rita de Cássia. Pesquisa com crianças pequenas − questões éticas, primeiras observações e sinais de assentimento. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.62, e-26305.  Epub 18-Abr-2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n62id26305.

Este artigo tem por objetivo refletir sobre questões éticas em pesquisa com crianças pequenas (três a quatro anos) em um Centro de Educação Infantil), destacando os sinais de assentimento e questionamentos em relação à presença da pesquisadora no campo da investigação. Com abordagem qualitativa e aporte teórico na Sociologia da Infância, a pesquisa tinha por objetivo compreender a reprodução interpretativa de conteúdos digitais realizada pelas crianças. Na geração dos dados foram utilizadas técnicas da etnografia (observação participante, entrevista semiestruturada, diário de campo, conversas informais e oficinas de desenho e reconto de histórias. Os resultados mostram que a obtenção do assentimento das crianças é um processo complexo e em permanente negociação (FERREIRA, 2003). E que a ética na pesquisa vai muito além dos Termos de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE, estando acima de tudo alinhada com as atitudes do pesquisador em campo.

Palavras-chave : Assentimento; Ética; Pesquisa com crianças; Sociologia da Infância.

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