SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número62Investigación con niños pequeños – cuestiones éticas, primeras observaciones y señales de asentimientoLo anciano como sujeto social en la educación: por el derecho a tener voz, vez y lugar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

OLIVEIRA, Guilherme Cordeiro da Graça de  y  BORUCHOVITCH, Evely. Ansiedade entre estudantes do ensino médio, gênero e escolaridade: contribuições para a educação. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.62, e-26453.  Epub 18-Abr-2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n62id26453.

A ansiedade é uma sensação associada à preocupação, à angústia ou ao medo que acarreta consequências negativas para a aprendizagem. O presente artigo tem por objetivo caracterizar a ansiedade de estudantes do ensino médio e examinar se existem diferenças em relação ao gênero e ao ano escolar dos alunos. Participaram da pesquisa 957 estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares de duas cidades brasileiras. Os dados foram coletados pela escala de ansiedade do Inventário de Estratégias de Estudo e Aprendizagem − Learning and Study Strategies Inventory (LASSI). Diferenças significativas nos escores da escala de ansiedade em relação ao gênero e à escolaridade foram encontradas. As alunas reportaram significativamente mais ansiedade do que os alunos. Os estudantes do terceiro ano apresentaram menores índices de ansiedade do que os demais. Espera-se contribuir para o avanço das pesquisas sobre o tema e nortear ações que reduzam a ansiedade no contexto educativo.

Palabras clave : Ansiedade; Adolescência; Gênero; Anos escolares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )