SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue62The elderly as a social individual in education: for the right to have a voice, a turn and a placeInventing the outside as an inside and making the enclosure an education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

GURGEL, Evanilson; MAKNAMARA, Marlécio  and  CHAVES, Sílvia. Entre um “currículo-obsceno” e um “currículo-louco”: composições de um “currículo-menor”. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.62, e-26701.  Epub Apr 18, 2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n62id26701.

O artigo focaliza o currículo das narrativas seriadas em suas duas expressões: a de um “currículo-maior”, constituído por linhas molares, que apresenta um sistema de referência pelo qual as formas binárias nos organizam e nos produzem enquanto sujeitos serializados; e a de um “currículo-menor”, que, ao acionar o riso e as paixões alegres, compõe um traçado de linhas de fuga capazes de desterritorializar o “currículo-maior” e a modelização da subjetividade. O argumento é o de que, no currículo das narrativas seriadas, pode-se ultrapassar convenções normativas e estabelecer a abertura para a constituição de outros modos de vida, apesar das linhas de força de conformidade a certos estratos. Ao cartografar duas narrativas seriadas, evidenciamos a composição de um “currículo-obsceno”, referente à série “Fleabag”, e um “currículo-louco”, relativo à série “Crazy Ex-Girlfriend”. Concluímos que, no “currículo-menor”, o amor e o riso são vetores para a desagregação do “currículo-maior” das narrativas seriadas, capazes de rachar os estratos e inaugurar existências menores e criativas.

Keywords : Currículo; Narrativas seriadas; Gênero; Sexualidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )