SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número62O idoso como sujeito social na educação: pelo direito de ter voz, vez e lugarInventar o fora como um dentro e fazer da clausura uma educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

GURGEL, Evanilson; MAKNAMARA, Marlécio  e  CHAVES, Sílvia. Entre um “currículo-obsceno” e um “currículo-louco”: composições de um “currículo-menor”. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.62, e-26701.  Epub 18-Abr-2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n62id26701.

O artigo focaliza o currículo das narrativas seriadas em suas duas expressões: a de um “currículo-maior”, constituído por linhas molares, que apresenta um sistema de referência pelo qual as formas binárias nos organizam e nos produzem enquanto sujeitos serializados; e a de um “currículo-menor”, que, ao acionar o riso e as paixões alegres, compõe um traçado de linhas de fuga capazes de desterritorializar o “currículo-maior” e a modelização da subjetividade. O argumento é o de que, no currículo das narrativas seriadas, pode-se ultrapassar convenções normativas e estabelecer a abertura para a constituição de outros modos de vida, apesar das linhas de força de conformidade a certos estratos. Ao cartografar duas narrativas seriadas, evidenciamos a composição de um “currículo-obsceno”, referente à série “Fleabag”, e um “currículo-louco”, relativo à série “Crazy Ex-Girlfriend”. Concluímos que, no “currículo-menor”, o amor e o riso são vetores para a desagregação do “currículo-maior” das narrativas seriadas, capazes de rachar os estratos e inaugurar existências menores e criativas.

Palavras-chave : Currículo; Narrativas seriadas; Gênero; Sexualidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )