SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número62Inventar o fora como um dentro e fazer da clausura uma educaçãoA investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possível índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

SILVA, João Paulo de Lorena  e  PARAISO, Marlucy Alves. Monstros que assustam, atraem e fascinam: um mapa das linhas de constituição das infâncias queer. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.62, e-26882.  Epub 18-Abr-2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n62id26882.

Como vivem as crianças queer? Que infâncias são essas que, habitando o “entre”, buscam escapar de toda e qualquer definição? O que marca essas infâncias? Que modos de vida estão produzindo? Este artigo, instalando-se nas teorizações pós-críticas, faz um mapa dos rastros de infâncias que chamamos aqui de monstruosas e desenvolve o argumento de que há, na contemporaneidade, a insurgência de infâncias queer, desidentificadas dos atributos universais de gênero historicamente instituídos. Mostramos que essas infâncias são atravessadas e constituídas pelas linhas da precariedade, da estética e da política, que se movimentam para produzir, por um lado, a normalização, o controle, a disciplina, a diferenciação e, por outro lado, o escape, as resistências e a produção de outros modos de vida. Mostramos, por fim, que essas infâncias, investigadas na pesquisa que subsidia este artigo, são obrigadas a conviver com a dor, a tristeza e a exclusão desde muito cedo, mas também povoam a vida de possibilidades múltiplas, cambiantes e alegres.

Palavras-chave : Infâncias queer; Gênero; Sexualidade; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )