SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número62A investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possível índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

OLIVEIRA NETO, José Augusto de Jesus de  e  FARIAS, Carlos Aldemir. Curiosidade e imaginação na infância: a propósito do filme de animação “Scooby-Doo e o Fantasma da Bruxa”. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.62, e-27055.  Epub 18-Abr-2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n62id27055.

A curiosidade é uma faculdade vívida na infância e juventude. Ela nos impulsiona a buscar pistas e a fazer perguntas para solucionar eventos novos. Neste artigo, discutimos a curiosidade como uma faculdade humana que desponta de maneira enérgica na infância e, com base na análise do filme “Scooby-Doo e o Fantasma da Bruxa”, propomos o sentido da curiosidade como uma “máquina de mistérios” que nos move a fazer questionamentos em busca de soluções daquilo que desconhecemos. Entendemos que a curiosidade se constitui em uma ferramenta de aprendizagem potente, uma vez que é uma prática que acompanha o fazer científico. Aproximamos direcionamentos teóricos de Edgar Morin e Paulo Freire ao analisar no referido filme como a curiosidade se apresenta entre relações de ação, assombro, pergunta e resposta a partir do diálogo dos personagens. O exercício dessa faculdade, no contexto da película escolhida, pode vislumbrar possibilidades de aprendizagens necessárias a uma educação voltada à curiosidade científica na infância escolar.

Palavras-chave : Curiosidade; Filme de animação; Scooby-Doo; Educação escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )