SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número63Literatura pedagógica e escolarização da infância: saberes autorizados na e da educação paraibana (1932-1942) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

PEREIRA, Wellington de Carvalho  e  REGO, Teresa Cristina. A Pedagogia da Alternância e a Psicologia Histórico-Cultural de Lev Vigotski. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.63, e-27689.  Epub 22-Fev-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63id27689.

O presente artigo tem como objetivo analisar possíveis correspondências aproximativas entre os princípios fundamentais que sustentam a metodologia da Pedagogia da Alternância, com os fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural de Lev Semionovich Vigotski, especialmente no que tange à noção de vivência (perejivanie) e de signos culturais como mediadores das internalizações e formação das funções psíquicas superiores. Fomenta-se tal empreitada à escassez de trabalhos nessa direção. Para tanto, fundamenta-se a argumentação por meio da revisão bibliográfica que trata dos respectivos temas a partir de uma abordagem analítica qualitativa e reflexiva. Com esse propósito, primeiramente contextualiza-se a Pedagogia da Alternância e apresenta-se alguns dos principais fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural. Em seguida, apresenta-se algumas possíveis aproximações para concluir-se com a apresentação de aspectos de diferentes teorias educacionais libertárias, que também se aproximam das duas perspectivas em análise.

Palavras-chave : Pedagogia da Alternância; Psicologia Histórico-Cultural; Educação socialista; Vigotski.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )