SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue63The Pedagogy of Alternation and the Historical- Cultural Psychology of Lev VigotskiHow much is a teacher's job worth? Career and remuneration (1932-1964) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

FERNANDES, Hercília Maria  and  CAVALCANTE, Davi. Literatura pedagógica e escolarização da infância: saberes autorizados na e da educação paraibana (1932-1942). Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.63, e-27343.  Epub Feb 22, 2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63id27343.

No estado da Paraíba, a partir dos anos 1920, efetua-se a circulação das ideias da Escola Nova. Entre as medidas da renovação escolar, a Diretoria do Ensino Primário cria a “Revista do Ensino” (1932-1942). Com base no exposto, objetiva-se refletir os saberes autorizados voltados à formação docente e à escolarização da infância paraibana, em observância ao pensamento filosófico-educativo de Friedrich Froebel, John Dewey, Maria Montessori e Jean-Óvide Decroly, de modo a compreender a finalidade do ideário político-pedagógico da Escola Nova na Paraíba. Para tanto, a abordagem teórico-metodológica se associa às noções de forma e modo escolar de socialização (VINCENT; LAHIRE; THIN, 2001). Enquanto fontes documentais, o trabalho comporta o exame das conferências constituintes das Semanas Pedagógicas e outras escrituras escolares publicadas pela Revista do Ensino. Feitos esses procedimentos, conclui-se que o ideário escolanovista na Paraíba visou à edificação de um novo educador para uma nova educação, e, especialmente, de um novo homem para uma nova sociedade.

Keywords : Literatura pedagógica; Escolarização da infância; Saberes autorizados; Revista do Ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )