SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número63Literatura pedagógica y educación escolar infantil: saberes autorizados en y desde la educación en la Paraíba (1932-1942)Acceso a la educación infantil a tiempo completo: del derecho “público” a la judicialización índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

FLORES, Taís  y  GIL, Natália. Quanto vale o trabalho do(a) professor (a)? Carreira e remuneração (1932-1964). Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.63, e-27139.  Epub 22-Feb-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63id27139.

O presente artigo apresenta uma análise histórica acerca da carreira e da remuneração de professores no município de São Sebastião do Caí/RS, entre os anos de 1932 e 1964. Como fontes documentais para o estudo, foram mobilizados livros contendo registro de pagamentos realizados a funcionários da municipalidade caiense e a legislação municipal. A pesquisa foi realizada seguindo os procedimentos da “operação historiográfica”, conforme proposto por Michel de Certeau (2000). Em diálogo com a literatura de referência no campo da História da Educação, a análise evidencia permanências no que se refere à desvalorização docente. O exame das fontes aponta aspectos importantes quanto à forma de ingresso e o desligamento da profissão docente, as diferenças de classificação e remuneração dos professores em atuação nas escolas do município e, ainda, a comparação com valores recebidos por outros trabalhadores no mesmo município naquele período. Também, apresenta-se a análise referente ao vencimento recebido pelos docentes municipais no comparativo com o salário mínimo nacional, incluindo-se a equiparação das jornadas semanais de trabalho.

Palabras clave : História da educação; Profissão docente; Magistério; Remuneração docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )