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Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
BOMFIM, Natanael Reis y GARRIDO, Walter Von Czékus. Representações sociais sobre o futuro de jovens periféricos e suas contribuições às práticas socioeducativas. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.63, e-27188. Epub 22-Feb-2023. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63id27188.
Este estudo de abordagem qualitativa foi realizado no contexto do Subúrbio Ferroviário de Salvador/Bahia. O objetivo foi analisar como as representações sociais sobre o futuro de jovens periféricos contribuem com imagens que podem reforçar práticas socioeducativas. Apoiados nas ideias de Moscovici (1978) e Jodelet (2001), entendemos que os sujeitos constroem representações sociais das quais emergem imagens cognitivas traduzidas em constructos sociossimbólicos e afetivos, que devem ser valorizados como pensamentos sociais de práticas socioeducativas exercidas nos seus espaços de convivência. Utilizamos a entrevista semiestruturada e o protocolo AT-9 com os três jovens do Centro Cultural de Plataforma, e analisamos os dados pelos preceitos do Modelo da Estratégia Argumentativa. Os resultados revelaram imagens de possibilidades e expectativas de futuro em que a consciência da realidade social se faz presente nas práticas socioeducativas.
Palabras clave : Representações sociais; Jovens periféricos; Práticas socioeducativas.