SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número63Acceso a la educación infantil a tiempo completo: del derecho “público” a la judicializaciónReminiscencias de la primera maestra de d. Pedro II: Mariana Carlota de Verna índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

BOMFIM, Natanael Reis  y  GARRIDO, Walter Von Czékus. Representações sociais sobre o futuro de jovens periféricos e suas contribuições às práticas socioeducativas. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.63, e-27188.  Epub 22-Feb-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63id27188.

Este estudo de abordagem qualitativa foi realizado no contexto do Subúrbio Ferroviário de Salvador/Bahia. O objetivo foi analisar como as representações sociais sobre o futuro de jovens periféricos contribuem com imagens que podem reforçar práticas socioeducativas. Apoiados nas ideias de Moscovici (1978) e Jodelet (2001), entendemos que os sujeitos constroem representações sociais das quais emergem imagens cognitivas traduzidas em constructos sociossimbólicos e afetivos, que devem ser valorizados como pensamentos sociais de práticas socioeducativas exercidas nos seus espaços de convivência. Utilizamos a entrevista semiestruturada e o protocolo AT-9 com os três jovens do Centro Cultural de Plataforma, e analisamos os dados pelos preceitos do Modelo da Estratégia Argumentativa. Os resultados revelaram imagens de possibilidades e expectativas de futuro em que a consciência da realidade social se faz presente nas práticas socioeducativas.

Palabras clave : Representações sociais; Jovens periféricos; Práticas socioeducativas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )