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Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

BOMFIM, Natanael Reis  e  GARRIDO, Walter Von Czékus. Representações sociais sobre o futuro de jovens periféricos e suas contribuições às práticas socioeducativas. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.63, e-27188.  Epub 22-Fev-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63id27188.

Este estudo de abordagem qualitativa foi realizado no contexto do Subúrbio Ferroviário de Salvador/Bahia. O objetivo foi analisar como as representações sociais sobre o futuro de jovens periféricos contribuem com imagens que podem reforçar práticas socioeducativas. Apoiados nas ideias de Moscovici (1978) e Jodelet (2001), entendemos que os sujeitos constroem representações sociais das quais emergem imagens cognitivas traduzidas em constructos sociossimbólicos e afetivos, que devem ser valorizados como pensamentos sociais de práticas socioeducativas exercidas nos seus espaços de convivência. Utilizamos a entrevista semiestruturada e o protocolo AT-9 com os três jovens do Centro Cultural de Plataforma, e analisamos os dados pelos preceitos do Modelo da Estratégia Argumentativa. Os resultados revelaram imagens de possibilidades e expectativas de futuro em que a consciência da realidade social se faz presente nas práticas socioeducativas.

Palavras-chave : Representações sociais; Jovens periféricos; Práticas socioeducativas.

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