SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número63Las representaciones sociales sobre el futuro de los jóvenes periféricos y sus aportaciones a las prácticas socioeducativasPercepciones de los estudiantes de Pedagogía cuando actúan como aprendices con niños con discapacidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

CUNHA, Gilmara Rodrigues da  y  VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. Reminiscências da primeira mestra de d. Pedro II: Mariana Carlota de Verna. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.63, e-28494.  Epub 22-Feb-2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63id28494.

O estudo aborda a trajetória de Mariana Carlota de Verna como primeira mestra de d. Pedro II, e o que a levou, posteriormente, a receber o título de condessa de Belmonte. O objetivo central é evidenciar as circunstâncias em que assumiu o cargo de preceptora do herdeiro do trono do Brasil e algumas das dificuldades que enfrentou para se manter nele até a maioridade do soberano. Em um plano mais específico, buscou-se as suas menções nos periódicos da época, analisando-se como ela era vista e retratada na sociedade oitocentista do Segundo Reinado. Os procedimentos metodológicos remetem a uma pesquisa histórico e essencialmente documental, cujas fontes foram, em grande parte, consultadas no Arquivo Pessoal de um descendente da condessa, além de recolhidas em periódicos da hemeroteca da Biblioteca Nacional e em estudos já realizados sobre ela. Conclui-se que Mariana Carlota de Verna possuía uma forte influência sobre o imperador, embora tenha mantido certa discrição em relação a sua posição, sendo considerada a referência de afeto maternal para d, Pedro II.

Palabras clave : Mariana Carlota de Verna; Preceptora; D; Pedro II; Brasil Império.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )