SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue63Reminiscences of the first teacher of d. Pedro II: Mariana Carlota de VernaLiterature review: migrant and refugee children in Early Childhood Education research (1988-2021) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

BERNARDO, Renata  and  NACARATO, Adair Mendes. Percepções de estudantes de Pedagogia ao atuarem como estagiárias com crianças com deficiência. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.63, e-19801.  Epub Feb 22, 2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63id19801.

Este artigo trata dos resultados de uma pesquisa de pós-doutoramento em Educação, que busca identificar os desafios da iniciação docente de estudantes universitários que ingressam no curso de licenciatura de Pedagogia e, logo nos primeiros semestres de formação, são contratados pelos sistemas municipais de ensino para o acompanhamento de crianças com deficiência. A produção de dados para a pesquisa se deu a partir da escrita de memoriais de formação de três estudantes universitárias do curso de Pedagogia na perspectiva da escrita de si como possibilidade de reflexão da formação e da iniciação docente, bem como de entrevistas narrativas concedidas por elas. As experiências no estágio remunerado proporcionaram vivências que trouxeram inúmeras contribuições à formação das estudantes no que se refere ao impacto com a realidade, o afeto com a criança com deficiência e o seu desenvolvimento, e as frustrações, as aprendizagens e os limites de ser professora.

Keywords : Inclusão; Estágio remunerado; Formação inicial; Pedagogia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )